Questão: 1188769

     Ano: 2018

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: PGE-PE

Prova:    

A respeito de gestão por competências e das tendências na gestão de pessoas no setor público, julgue o item a seguir. O modelo de competência no trabalho gera um desempenho profissional de valor agregado que mostra comportamentos adequados manifestados pela pessoa em vez de realizações e resultados.

1188769 B

Competência pode ser definida como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, utilizados de forma a gerar valor e entregar resultados à organização.

Questão: 1871762

     Ano: 2022

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: IBAMA

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2022 - IBAMA - Analista Administrativo |

No tocante às políticas e práticas de gestão de pessoas, julgue o item que se segue. Trabalho híbrido (presencial e remoto), horários flexíveis e semana condensada são exemplos de tendências da gestão de pessoas no setor público brasileiro.

1871762 B

Trabalho híbrido é uma tendência para a gestão de pessoas no setor público brasileiro, horários flexíveis também tem ser tornado uma tendência, já acontecendo na realidade, mas a questão erra ao afirmar sobre semana condensada, no caso uma redução da semana de trabalho para o servidor público que não é, até o momento, uma tendência para a gestão de pessoas no setor público.

Questão: 1922410

     Ano: 2021

Banca: Quadrix

Órgão: CRA-BA

Prova:    Quadrix - 2021 - CRA-BA - Administrador |

Quanto à gestão de pessoas no Setor Público, julgue o item. Na gestão de conflitos, o ato ou efeito de não perceber um diálogo ou um conflito como se houvesse duas partes antagônicas denomina‑se despolarização.

1922410 A

A despolarização, no ponto, seria “O ato ou efeito de não perceber um diálogo ou um conflito como se houvesse duas partes antagônicas ou dois polos distintos (um certo e outro errado)”.

Questão: 1928008

     Ano: 2021

Banca: Quadrix

Órgão: CRA-BA

Prova:    Quadrix - 2021 - CRA-BA - Administrador - Fiscal |

Quanto à gestão de pessoas no Setor Público, julgue o item. Na gestão de conflitos, o ato ou efeito de não perceber um diálogo ou um conflito como se houvesse duas partes antagônicas denomina‑se despolarização.

1928008 A

Na gestão de conflitos, o ato ou efeito de não perceber um diálogo ou um conflito como se houvesse duas partes antagônicas denomina‑se despolarização. Resposta: Certo.

Rodrigo Rennó (2013) cita 5 estilos de gestão de conflitos:

Acomodação: o sujeito prefere concordar e apoiar seu opositor.
Compromisso: ambas as partes cedem parte de seus interesses.
Colaboração: os sujeitos em conflito buscam uma situação “ganha-ganha”.
Evitação: representa a fuga do conflito, finge que o conflito não existe ou o ignora. GABARITO
Competição: uma das partes busca seus desejos com tom autoritário de “ganha-perde”.

Questão: 2461409

     Ano: 2024

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim - ES

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2024 - Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim - ES - Agente Administrativo |

No tocante à gestão por competências e às tendências em gestão de pessoas no setor público, julgue o item que se segue. Entre as novas tendências no setor público, a liderança fundamentada no comando e no controle é essencial para o sucesso do modelo de governança.

2461409 B

“Liderança mudando: adeus comando e controle! No setor público, sucesso agora vem de abordagens participativas e colaborativas. Transparência, responsabilidade compartilhada e engajamento são as chaves para governança eficaz.”

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