Questão: 982208
Ano: 2019
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: PGE-PE
Prova: CESPE - 2019 - PGE-PE - Analista Administrativo de Procuradoria - Recursos Humanos |
A respeito de gestão por competências e das tendências na gestão de pessoas no setor público, julgue o item a seguir. No setor público brasileiro, a gestão de desempenho tem dado mais ênfase na criação de normas e procedimentos a respeito de desempenho dos servidores do que na criação de métodos e técnicas de engajamento e motivação das pessoas em busca de metas e resultados.
A ênfase nas normas e procedimentos faz parte de uma administração burocrática, quando o desempenho se aferia apenas pela obediência às leis, normas, procedimentos, não se priorizava a gestão de desempenho com foco nos resultados e nas metas. Com a reforma administrativa da década de 1990, quando a Administração Pública Brasileira se engaja no Paradigma Gerencial, a Gestão por Desempenho evolui para a ótica dos resultados e das metas aferidos a posteriori.
No entanto, embora o Paradigma Gerencial tenha voltado a gestão de desempenho no setor público para o foco em resultados e metas, observa-se ainda um déficit no setor público em relação à criação de instrumentos de engajamento e motivação para que as pessoas busquem metas e resultados, restando o esforço do setor público observado com maior ênfase na criação de normas e procedimentos de desempenho.
Questão: 996841
Ano: 2019
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: SLU-DF
Prova: CESPE - 2019 - SLU-DF - Analista de Gestão de Resíduos Sólidos - Modernização da Gestão das Atividades de Resíduos Sólidos |
A respeito de técnicas e processos de gestão de pessoas e sua aplicação na administração pública, julgue o item que se segue. O desenvolvimento organizacional se insere no escopo da gestão de pessoas no setor público e considera exclusivamente os desafios internos e imediatos da organização para compreender os processos e, assim, aprimorar o seu desempenho em curto prazo.
O desenvolvimento organizacional consiste em uma estratégia que busca, mediante a compreensão dos ambientes internos e externos (um dos erros da questão), alterar certos comportamentos, valores, ações e padrões dos profissionais, com a finalidade de trazer à tona o que a empresa avalia como adequado em seu campo de atuação. O desenvolvimento organização também visa ampliar a participação dos colaboradores nos assuntos organizacionais.
Outro erro da questão é associar o desenvolvimento organizacional ao desempenho de curto prazo. Como ensinam French e Bell “o desenvolvimento organizacional é um programa educacional de longo prazo orientado no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas e de renovação de uma organização…”.
Questão: 1188717
Ano: 2018
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: PGE-PE
Prova:
A respeito de gestão por competências e das tendências na gestão de pessoas no setor público, julgue o item a seguir. Mapear competências implica tanto identificar estratégias de captação dessas competências quanto desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes nas organizações.
Mapear competências consiste em identificar e definir as competências (individuais e organizacionais) necessárias ao alcance dos objetivos, bem como as competências atuais/reais que a organização “já possui”, com o objetivo de identificar o GAP de competências (lacuna existente entre as “competências necessárias” e as “competências reais”).
Questão: 1188769
Ano: 2018
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: PGE-PE
Prova:
A respeito de gestão por competências e das tendências na gestão de pessoas no setor público, julgue o item a seguir. O modelo de competência no trabalho gera um desempenho profissional de valor agregado que mostra comportamentos adequados manifestados pela pessoa em vez de realizações e resultados.
Competência pode ser definida como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, utilizados de forma a gerar valor e entregar resultados à organização.
Questão: 1871762
Ano: 2022
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: IBAMA
Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - IBAMA - Analista Administrativo |
No tocante às políticas e práticas de gestão de pessoas, julgue o item que se segue. Trabalho híbrido (presencial e remoto), horários flexíveis e semana condensada são exemplos de tendências da gestão de pessoas no setor público brasileiro.
Trabalho híbrido é uma tendência para a gestão de pessoas no setor público brasileiro, horários flexíveis também tem ser tornado uma tendência, já acontecendo na realidade, mas a questão erra ao afirmar sobre semana condensada, no caso uma redução da semana de trabalho para o servidor público que não é, até o momento, uma tendência para a gestão de pessoas no setor público.