Questão: 560992
Ano: 2015
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: STJ
Prova: CESPE - 2015 - STJ - Analista Judiciário - Administrativa
Com referência à gestão de pessoas, julgue o item que se segue. Em geral, as organizações têm utilizado modelos de gestão de desempenho cuja fundamentação restringe-se aos comportamentos, dado que os resultados podem ser previstos a partir da avaliação desses comportamentos.
Os modelos de gestão de desempenho não se limitam aos comportamentos; eles também focam nos resultados, como a produtividade, que são considerados pelas organizações.
Questão: 893856
Ano: 2018
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: EBSERH
Prova: CESPE - 2018 - EBSERH - Tecnólogo em Gestão Pública |
Com relação aos instrumentos gerenciais contemporâneos, julgue o item que segue, referentes à avaliação de desempenho e resultados. Um modelo de avaliação de desempenho, para ser bem-sucedido, deve respeitar as características culturais da organização que o adota.
A cultura organizacional permeia todos os aspectos de uma empresa, refletindo a forma aceita de viver dentro dessa “comunidade”. Portanto, todas as técnicas de gestão devem respeitar essa cultura para serem eficazes.
Questão: 982189
Ano: 2019
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: PGE-PE
Prova: CESPE - 2019 - PGE-PE - Analista Administrativo de Procuradoria - Recursos Humanos |
Com relação ao feedback na gestão de desempenho, julgue o item seguinte. Quando possível, o gestor deve substituir o feedback pela apresentação por escrito dos pontos fortes e fracos do funcionário, a fim de dar celeridade ao processo de avaliação de desempenho.
O feedback pode ser considerado um processo de ajuda mútua para promover mudanças de comportamento através da comunicação, verbal ou não, entre duas pessoas ou entre uma pessoa e um grupo. O objetivo é compartilhar informações sobre como determinadas ações afetam ou são percebidas pelo outro, e vice-versa. Sua função é ajudar o outro a agir de maneira diferente no futuro, melhorando habilidades e comportamentos. O feedback promove uma melhor integração da pessoa com o grupo, aumentando a satisfação dentro desse contexto.
Questão: 167295
Ano: 2007
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: Petrobras
Prova: CESPE - 2007 - Petrobras - Administrador Júnior |
Recomenda-se a realização de treinamento nas áreas em que os empregados tenham apresentado rendimento abaixo do esperado, na avaliação de desempenho.
Um dos objetivos da avaliação de desempenho é identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento.
Questão: 560327
Ano: 2015
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: STJ
Prova: CESPE - 2015 - STJ - Técnico Judiciário - Administrativa
Julgue o item seguinte, a respeito de gestão de pessoas. A gestão estratégica organizacional, por incorporar o planejamento como mecanismo de ação, diverge da gestão estratégica de pessoas.
Toda gestão estratégica de pessoas deve estar vinculada ao planejamento estratégico organizacional. Não há espaço para divergências, pois ambos estão alinhados.