Questão: 560992
Ano: 2015
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: STJ
Prova: CESPE - 2015 - STJ - Analista Judiciário - Administrativa
Com referência à gestão de pessoas, julgue o item que se segue. Em geral, as organizações têm utilizado modelos de gestão de desempenho cuja fundamentação restringe-se aos comportamentos, dado que os resultados podem ser previstos a partir da avaliação desses comportamentos.
Os modelos de gestão de desempenho não se limitam aos comportamentos; eles também focam nos resultados, como a produtividade, que são considerados pelas organizações.
Questão: 167295
Ano: 2007
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: Petrobras
Prova: CESPE - 2007 - Petrobras - Administrador Júnior |
Recomenda-se a realização de treinamento nas áreas em que os empregados tenham apresentado rendimento abaixo do esperado, na avaliação de desempenho.
Um dos objetivos da avaliação de desempenho é identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento.
Questão: 560327
Ano: 2015
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: STJ
Prova: CESPE - 2015 - STJ - Técnico Judiciário - Administrativa
Julgue o item seguinte, a respeito de gestão de pessoas. A gestão estratégica organizacional, por incorporar o planejamento como mecanismo de ação, diverge da gestão estratégica de pessoas.
Toda gestão estratégica de pessoas deve estar vinculada ao planejamento estratégico organizacional. Não há espaço para divergências, pois ambos estão alinhados.
Questão: 599226
Ano: 2015
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: TJ-DFT
Prova: CESPE - 2015 - TJ-DFT - Analista Judiciário - Psicologia
No que se refere à gestão de pessoas no setor público, julgue o item a seguir. A gestão estratégica de pessoas é fundamentada na noção de que os resultados da área dependem tanto do alinhamento vertical e sistêmico de suas políticas e práticas quanto da observação dos aspectos relativos à qualidade de vida e ao bem estar dos trabalhadores.
O alinhamento vertical consiste em harmonizar as práticas de gestão de pessoas com os objetivos e a estratégia da organização. Alinhar essas práticas com os objetivos e estratégias organizacionais é essencial para alcançar as metas estabelecidas.
Questão: 643628
Ano: 2016
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: TCE-SC
Prova: CESPE - 2016 - TCE-SC - Auditor Fiscal de Controle Externo - Administração
Com relação à gestão por resultados e à gestão de pessoas no serviço público, julgue o item seguinte. A gestão de pessoas por competências pode ser entendida como um programa sistematizado e desenvolvido para definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação aos serviços a serem realizados, identificando os pontos fortes e os fracos dos profissionais, suprindo suas lacunas e agregando conhecimento, de acordo com os critérios e objetivos estabelecidos pela organização.
A gestão por competências é um programa sistematizado e desenvolvido para definir perfis profissionais que promovam maior produtividade e alinhamento ao negócio. Esse programa identifica pontos de excelência e deficiências, preenchendo lacunas e agregando conhecimento com base em critérios objetivamente mensuráveis.