Questão: 301121
Ano: 2013
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Prova: CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Técnico Judiciário - Administrativo
Com referência ao paradigma do cliente na gestão pública e à
gestão estratégica, julgue os próximos itens.
Por visar atender o interesse público, a administração pública tem de alinhar suas ações e resultados às necessidades e expectativas dos cidadãos, mediante a assunção do compromisso de fazer o melhor no cumprimento da sua missão.
Um modelo gerencial puro! Assim como uma empresa deve satisfazer seu cliente conforme suas necessidades, a Gestão Pública deve satisfazer o cidadão de acordo com suas necessidades!
Questão: 337501
Ano: 2013
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: TCE-RO
Prova: CESPE - 2013 - TCE-RO - Agente Administrativo
Julgue os seguintes itens, a respeito de empreendedorismo governamental, convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, excelência nos serviços públicos e paradigma do cliente na gestão pública.
Uma organização pública que, com base no paradigma do cliente-cidadão, vise a excelência nos serviços públicos deverá se pautar no modelo preconizado pelo GESPUBLICA, sendo-lhe vedado adotar o modelo da Fundação Nacional da Qualidade.
O Gespública é uma adaptação do modelo de excelência da Fundação Nacional de Qualidade. De acordo com Augustinho Paludo, essa adaptação do modelo geral para o modelo público de excelência se baseia na seguinte premissa: a administração pública pode ser excelente sem deixar de considerar as particularidades inerentes à sua natureza pública. Esse modelo é construído com base em dois pilares: os princípios constitucionais da administração pública e os fundamentos próprios da gestão de excelência propostos pela FNQ.