Questão: 1142528
Ano: 2020
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: MPE-CE
Prova: CESPE - 2020 - MPE-CE - Técnico Ministerial |
Julgue o item subsequente, no que se refere à evolução da administração pública no Brasil, ao modelo de gestão e excelência nos serviços públicos, bem como às convergências e divergências entre gestão pública e privada. A excelência dos serviços públicos pode ser mensurada e aprimorada a partir da avaliação dos resultados obtidos nas ações dos órgãos administrados pelo governo.
Especificamente em relação ao controle por resultados, como abordado na questão em análise, é essencial realizar uma avaliação dos resultados dos serviços prestados à sociedade. Essa avaliação deve abranger as ações dos governos relacionadas aos seguintes aspectos: resultados organizacionais, resultados financeiros e orçamentários, resultados para os cidadãos-usuários, para a sociedade em geral, para as pessoas envolvidas, bem como para os processos finalísticos e de apoio. Segundo PALUDO (2013), a excelência em serviços públicos “está atrelada às melhorias acumuladas no decorrer do processo de modernização, à utilização de ferramentas da qualidade, à situação orçamentário-financeira do Estado para custeio da prestação dos serviços e ao padrão de relacionamento entre Estado e a sociedade”. Referência: PALUDO, Augustinho. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
Questão: 2358960
Ano: 2024
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: CAU-BR
Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - CAU-BR - Analista Técnico(a) |
Com relação à gestão da qualidade e suas ferramentas, julgue o próximo item. O modelo de excelência da gestão (MEG) parte do pressuposto que a avaliação de resultados de uma organização é feita essencialmente a partir de indicadores financeiros, já que estes são considerados a base do sucesso de qualquer organização.
O Modelo de Excelência em Gestão (MEG), desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), é um referencial que visa impulsionar a melhoria contínua da gestão organizacional, abrangendo uma variedade de aspectos que contribuem para o sucesso e a sustentabilidade da organização. O MEG reconhece a importância dos indicadores financeiros, porém, destaca que estes não são os únicos elementos a serem considerados para assegurar o êxito de uma organização. Assim, a afirmação de que os indicadores financeiros são a base do sucesso de qualquer organização não está em consonância com os princípios do MEG.