Questão: 44471

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: MPS

Prova:    CESPE - 2010 - MPS - Administrador

A propósito da evolução da administração pública no Brasil,
julgue os itens a seguir.

A reforma administrativa materializada pelo Decreto-lei n.º 200/1967 é associada à primeira experiência de implementação da administração gerencial no país. Adotada em pleno período ditatorial, reforçou a centralização funcional e promoveu a criação das carreiras da administração pública de alto nível.

44471 B

O Decreto-lei nº 200/1967 representou um marco significativo na história da administração pública brasileira, pois iniciou um movimento em direção à administração gerencial. Vale ressaltar que, ao contrário do que possa parecer, esse decreto-lei não fortaleceu a centralização funcional, mas sim introduziu medidas de descentralização e delegação de competências.

Questão: 1213498

     Ano: 2002

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SEFAZ-AL

Prova:    

A respeito do paradigma burocrático e do paradigma gerencial, julgue o item subseqüente. A reforma gerencial no Brasil, nos moldes propostos pelo new public management, está referenciada, no plano federal, no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado.

1213498 A

O New Public Management (NPM) surgiu com o principal propósito de transformar a Administração Pública em uma entidade operacional semelhante a uma empresa privada, visando alcançar eficiência, reduzir custos e melhorar a eficácia na prestação de serviços. A reforma administrativa no Brasil incorpora as orientações da chamada administração pública gerencial, também conhecida internacionalmente como New Public Management (NPM). Nesse contexto, o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), concebido por Bresser Pereira em 1995, representa sem dúvida a principal referência teórica no estudo da administração pública. Neste plano, é evidente a marcante influência do paradigma gerencial.

Questão: 2221566

     Ano: 2023

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: SEFIN de Fortaleza - CE

Prova:    CESPE / CEBRASPE - 2023 - SEFIN de Fortaleza - CE - Analista Fazendário Municipal - Área: Administração |

Julgue o item subsequente, a respeito dos modelos de governança e dos aspectos da administração pública burocrática e gerencial. A uniformidade de rotinas e procedimentos operacionais, o tratamento das atividades de maneira sistematizada e a subordinação dos empregados mais novos aos mais antigos são aspectos que caracterizam um modelo de administração burocrática.

2221566 A

A questão em análise traz uma abordagem sobre o modelo burocrático de Max Weber (1864 – 1920). A Burocracia é um tipo de estrutura organizacional que se fundamenta na racionalidade, no formalismo, na padronização e na especialização, visando alcançar a máxima eficiência na consecução de seus objetivos. Podemos confirmar que a afirmação em análise está correta, pois a uniformidade de rotinas e procedimentos operacionais, o tratamento sistemático das atividades e a hierarquia onde os funcionários mais novos são subordinados aos mais antigos são aspectos que definem um modelo de administração burocrática.

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