Questão: 323823
Ano: 2013
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: Polícia Federal
Prova: CESPE - 2013 - Polícia Federal - Escrivão da Polícia Federal
A administração pública brasileira evoluiu muito no último século.Abandonou o patrimonialismo,embora ainda persistam alguns traços desse modelo, e cada vez mais o país se aproxima do gerencialismo. No que se refere à administração pública, julgue os itens subsecutivos. Apesar de ainda estar vigente no Estado brasileiro, a administração pública burocrática é um modelo já ultrapassado e, portanto, deve ser suplantado por completo pelo modelo de administração pública gerencial, que tem por objetivo principal a efetividade das ações governamentais e das políticas públicas
Diferente do afirmado na assertiva, a administração pública burocrática não é um modelo já ultrapassado. Há uma combinação de princípios gerenciais e burocráticos que variam de acordo com o setor.
Questão: 893848
Ano: 2018
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: EBSERH
Prova: CESPE - 2018 - EBSERH - Tecnólogo em Gestão Pública |
Julgue o próximo item, a respeito dos modelos de gestão pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. O modelo de administração burocrática, segundo os pressupostos de Max Weber, pressupõe certa racionalidade impessoal.
A Administração Burocrática Clássica, concebida por Max Weber e inspirada nos princípios de gestão do exército prussiano, foi introduzida no Brasil em 1936 por meio da criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), durante a reforma administrativa liderada por Maurício Nabuco e Luís Simões Lopes. Ela surgiu como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Nas lições de Luiz Carlos Bresser Pereira, os princípios orientadores de seu desenvolvimento são: “a profissionalização, a idéia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como por exemplo na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas”. Portanto, a assertiva está correta. Fonte: PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Da Administração Pública Burocrática à Gerencial. RSP n 47. BRASILIA, 1996.