Questão: 31516
Ano: 2010
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: TRE-BA
Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Analista Judiciário - Área Administrativa
A respeito do empreendedorismo governamental e das novas
lideranças no setor público, julgue os itens que se seguem.
A construção de uma área de lazer destinada à promoção de atividades turísticas e culturais por meio de parcerias com empresas privadas é um exemplo de empreendedorismo governamental, pois promove a integração entre o governo e determinado grupo social.
A ideia de um “governo empreendedor” está relacionada à capacidade do governo de gerar receitas além das tradicionais fontes tributárias, buscando oportunidades para investimentos lucrativos ou parcerias que possam trazer retorno financeiro para o setor público. Isso contrasta com a abordagem mais tradicional, em que o governo se concentra principalmente em incorrer em gastos para fornecer serviços públicos. O governo empreendedor adota uma abordagem mais voltada para estimular a ação e a parceria da sociedade.
Questão: 220409
Ano: 2012
Banca: FCC
Órgão: TRE-CE
Prova: FCC - 2012 - TRE-CE - Técnico Judiciário - Área Administrativa
A busca pela capacidade de promover a sintonia entre os governos e as novas condições socioeconômicas, políticas e culturais, em que a competição inter-regional, ou interurbana configura-se, entre outras, através de construção por meio de parcerias com empresas de ambientes urbanos dotados de opções de consumo turístico-cultural, centro de convenções, estádios ou parques esportivos, hotéis de lazer, marinas, centros culturais urbanos, bem como investimentos objetivando prover a cidade com aeroportos e sistema de comunicações modernos, centros bancários e financeiros, centros de treinamento, escolas de negócios e informática e distritos industriais com tecnologia de ponta, são características de
O termo “empreendedorismo governamental” refere-se à aplicação de princípios empreendedores no contexto do setor público, em que os gestores e funcionários públicos adotam uma abordagem mais inovadora, proativa e orientada para resultados na resolução de problemas e na prestação de serviços públicos. Com inspiração no livro “Reinventando o Governo” de David Osborne e Ted Gaebler, o empreendedorismo público se apresenta como um modo para melhorar a eficácia e a eficiência dos governos. Essa abordagem reconhece que governar uma nação não é o mesmo que administrar uma organização privada, mas ainda assim defende a adoção de princípios empreendedores para promover a inovação e a melhoria na gestão pública.