Questão: 2524173
Ano: 2024
Banca:
Órgão:
Prova:
No que se refere à definição, aos objetivos, aos componentes e às limitações de efetividade dos controles internos, julgue o item a seguir. Classifica-se como operacional o controle interno relacionado às ações que propiciam o alcance dos objetivos da entidade e à veracidade e à fidedignidade dos registros contábeis.
O controle interno relacionado às ações que propiciam o alcance dos objetivos da entidade é classificado como controle operacional. Já o controle interno relacionado à veracidade e à fidedignidade dos registros contábeis é classificado como controle contábil ou financeiro.
Diferença entre as duas categorias:
1- Controle Operacional: Focado em garantir que as operações da entidade sejam eficientes e eficazes para alcançar seus objetivos.
2 – Controle Contábil/Financeiro: Focado em assegurar que os registros contábeis e financeiros sejam precisos e confiáveis.
Questão: 2415301
Ano: 2024
Banca:
Órgão:
Prova:
Julgue o item a seguir, acerca de controle interno e externo da administração pública. O controle interno se distingue do externo pelo fato de o primeiro ser um autocontrole, integrante da estrutura própria de cada um dos Poderes da República.
Espécies de Controle:
– Quanto ao Âmbito ou a Origem:
Interno: cada Poder exerce sobre seus próprios atos. É exercido dentro do mesmo Poder.
apenas em relação a atividades de natureza administrativa.
Art. 74, CF/88
Externo: é aquele exercido por um Poder sobre o outro. É exercido pelo Congresso Nacional, com auxílio do TCU.
Art. 71, CF/88
Somente a CF pode criar modalidades de controle externo.
Questão: 1977513
Ano: 2022
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: TCE-PB
Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - TCE-PB - Auditor Conselheiro Substituto |
Julgue o seguinte item, referentes aos controles interno e externo da administração pública. A fiscalização realizada pela própria administração sobre seus órgãos ou entidades descentralizadas recebe o nome de controle interno.
O controle interno é realizado pela administração pública sobre seus próprios atos, bem como sobre as atividades de seus órgãos e das entidades descentralizadas a ela subordinadas.
Questão: 1114515
Ano: 2020
Banca: FADESP
Órgão: UEPA
Prova: FADESP - 2020 - UEPA - Técnico de Nível Superior - Administração |
O controle da administração pública é realizado por meio de um conjunto de mecanismos que permitem a vigilância, a orientação e a correção da atuação administrativa. Esse controle pode ser classificado como interno ou externo. É considerado um tipo de controle interno
“A alternativa c está correta, uma vez que o controle sobre os órgãos da Administração Indireta é considerado um controle interno e decorre do poder de autotutela “”que permite à Administração rever os próprios atos quando ilegais, inoportunos ou inconvenientes”” (DI PIETRO, 2018). As Súmulas nº 346 e 473 do STF tratam do poder de autotutela da Administração. Súmula nº 346 A Administração Pública pode declarar a nulidade dos seus próprios atos. Súmula nº 473 A Administração pode anular os seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos a apreciação judicial. “