Questão: 1899532
Ano: 2022
Banca: COTEC
Órgão: Câmara de Buritis - MG
Prova: COTEC - 2022 - Câmara de Buritis - MG - Analista de Controle Interno I |
A cibersegurança visa proteger o aparato das tecnologias de informação e comunicação contra ataques maliciosos. Essa prática também é chamada de segurança da tecnologia da informação ou de segurança de computadores. A infestação de malwares nos sistemas operacionais preocupa os administradores de sistemas. Geralmente os alvos são os usuários do Windows , que acabam precisando investir em um ou dois antivírus que deixam o computador seguro para a navegação e instalação de softwares . Os sistemas operacionais Mac ou Linux são conhecidos pela teoria de serem livres de malwares. Porém, são apenas mais seguros, as ameaças são raras. Assim, como manter a máquina Linux segura e como saber se o Linux está com vírus?
A – Incorreta – O ideal é que haja uma frequência mais rotineira para se escanear a máquina com o antivírus. Dizer que é necessário que seja “todo mês” está incorreto.
B – Incorreta – Apenas esse ato não deixará o Linux seguro. Somente o ato de instalar ou ter um antivírus não deixará a máquina segura, são necessárias mais ações, como descritas na alternativa “C”.
C – Correta – Perfeito. Aqui temos a inclusão de boas práticas como: manter o sistema atualizado, evitar redes desconhecidas, usar firewall, fazer backup e usar o ClamAV, que é uma boa escolha para a detecção de malwares em Linux.
D – Incorreta – Não é recomendado utilizar dois ou mais antivírus em uma máquina.
E – Incorreta – Como vimos, não é recomendado tantos antivírus. Vários antivírus podem causar conflitos entre eles. Um antivírus confiável é suficiente.
Questão: 671877
Ano: 2016
Banca: IBFC
Órgão: Câmara Municipal de Araraquara - SP
Prova: IBFC - 2016 - Câmara Municipal de Araraquara - SP - Assistente de Departamento Pessoal |
Um Sistema de Informação é composto por todos os componentes que recolhem, manipulam e disseminam dados ou informação. Assinale, das alternativas abaixo, a única que NÃO se relaciona com essa definição de Sistemas de Informação:
Na alternativa A – worm, nos deparamos com um termo que se destoa dos demais. O worm é identificado como um tipo de malware, que tem a função de se espalhar e infectar sistemas, sem necessariamente depender de uma ação direta do usuário. Portanto, ele não colabora para as funções de um Sistema de Informação, mas representa um risco e uma ameaça a sua integridade e segurança.
Em contraposição, as alternativas B – hardware, C – banco de dados e D – software, todas elas se referem a componentes vitais de um Sistema de Informação, que trabalham em conjunto para garantir a operacionalidade e eficiência do mesmo.