Questão: 2356248
Ano: 2024
Banca: Quadrix
Órgão: CRO-RR
Prova: Provas: Quadrix - 2024 - CRO-RR - Agente de Contratação | Quadrix - 2024 - CRO-RR - Analista de Negócios |
No que diz respeito aos conceitos de redes de computadores, aos procedimentos de segurança da informação e às noções de vírus, worms e pragas virtuais, julgue o item. Worms são programas maliciosos cuja função principal consiste em criptografar os arquivos do usuário e exigir um resgate para sua liberação.
Ransomware é um tipo de software malicioso (malware) que criptografa os arquivos de um sistema, tornando-os inacessíveis ao usuário. Os atacantes, então, exigem um pagamento (um “resgate”) em troca da chave de descriptografia, permitindo que a vítima recupere seus arquivos.
Questão: 1801559
Ano: 2021
Banca: UFMT
Órgão: UFMT
Prova: UFMT - 2021 - UFMT - Assistente de Tecnologia da Informação |
Sobre códigos maliciosos (malware), leia o texto. ___I___ é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Um computador infectado por um ___I___ costuma ser chamado de zumbi, pois pode ser controlado remotamente, sem o conhecimento do seu dono. ___II___ é uma rede formada por centenas ou milhares de computadores zumbis e que permite potencializar as ações danosas executadas pelo ___I___ . Marque a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
O termo “bot” vem de “robot” e descreve um tipo de malware que dá ao atacante a capacidade de controlar o computador infectado. Já “botnet” é uma junção das palavras “bot” e “network” (rede), indicando uma coleção de bots que formam uma rede de computadores comprometidos. Esses computadores zumbis são normalmente usados para enviar spam, realizar ataques de negação de serviço distribuído (DDoS) e outras atividades maliciosas.
É importante destacar que os termos “vírus” e “worm” também são tipos de malware, mas têm características diferentes. Um vírus precisa de um arquivo hospedeiro para se espalhar, enquanto um worm é um programa autônomo que se replica para infectar outros sistemas. Um “Trojan”, ou cavalo de Troia, é um tipo de malware que se disfarça como um software legítimo para enganar o usuário e executar ações mal-intencionadas.
Um erro comum é confundir esses termos, mas lembrar-se de suas funções específicas e como eles se espalham pode ajudar a evitar equívocos. Por exemplo, vírus e worms se propagam de maneira diferente, e os bots e as botnets têm um propósito de controle remoto que os outros tipos de malware podem não possuir.
Questão: 434233
Ano: 2014
Banca: IADES
Órgão: SES-DF
Prova:
Existem diversos tipos de códigos maliciosos, entre eles o spyware . Acerca desse assunto, é correto afirmar que spyware consiste em
a)programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, sem o conhecimento do usuário. Cavalo de Tróia ( Trojan Horse)
b)programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo, tornando-se parte de outros programas e arquivos. Worm (Verme)
c)programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Spyware
d)programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para esse fim. Backdoor (porta dos fundos)
e)conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido. Malwares
Questão: 435990
Ano: 2013
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: SESA-ES
Prova: CESPE - 2013 - SESA-ES - Todos os Cargos - Nível Médio |
No que se refere a antivírus, firewall, spyware e anti-spyware , assinale a opção correta.
Somente o antivírus não é capaz de proteger, sendo necessário o firewall e antispyware, entre outros. O firewall não é antivírus. O antispyware, assim como o antivírus, atuam localmente. Mas nada é 100% seguro.