Questão: 3026669
Ano: 2024
Banca:
Órgão:
Prova:
Acerca de gestão por competências e das tendências em gestão de pessoas no setor público, julgue o próximo item. A celeridade para implementação de novas ideias, a criatividade e a capacidade para desenvolver novas estratégias são fatores requeridos no contexto em que a gestão de pessoas deve estar atenta à globalização e às novas tecnologias.
A agilidade na aplicação de novas ideias, a criatividade e a habilidade de elaborar estratégias inovadoras são, sem dúvida, aspectos fundamentais que a gestão de pessoas deve levar em conta, principalmente diante da globalização e das inovações tecnológicas. Essas qualidades possibilitam que as empresas se ajustem e reagam de forma rápida às transformações e aos desafios atuais.
Questão: 996841
Ano: 2019
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: SLU-DF
Prova: CESPE - 2019 - SLU-DF - Analista de Gestão de Resíduos Sólidos - Modernização da Gestão das Atividades de Resíduos Sólidos |
A respeito de técnicas e processos de gestão de pessoas e sua aplicação na administração pública, julgue o item que se segue. O desenvolvimento organizacional se insere no escopo da gestão de pessoas no setor público e considera exclusivamente os desafios internos e imediatos da organização para compreender os processos e, assim, aprimorar o seu desempenho em curto prazo.
O desenvolvimento organizacional consiste em uma estratégia que busca, mediante a compreensão dos ambientes internos e externos (um dos erros da questão), alterar certos comportamentos, valores, ações e padrões dos profissionais, com a finalidade de trazer à tona o que a empresa avalia como adequado em seu campo de atuação. O desenvolvimento organização também visa ampliar a participação dos colaboradores nos assuntos organizacionais.
Outro erro da questão é associar o desenvolvimento organizacional ao desempenho de curto prazo. Como ensinam French e Bell “o desenvolvimento organizacional é um programa educacional de longo prazo orientado no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas e de renovação de uma organização…”.
Questão: 2516531
Ano: 2024
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: Câmara de Maceió - AL
Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - Câmara de Maceió - AL - Analista Administrativo |
No que concerne à gestão de pessoas em organizações públicas, julgue o item a seguir. Uma das tendências atuais da gestão de pessoas no setor público é a flexibilização das formas do trabalho, a exemplo da implantação do trabalho remoto e do híbrido, definidos não mais sob um paradigma de controle formal, mas pela busca de resultados.
A afirmativa está correta. Uma das tendências atuais na gestão de pessoas no setor público é, de fato, a flexibilização das formas de trabalho, incluindo a implementação do trabalho remoto e do trabalho híbrido. Essas modalidades não são mais definidas estritamente por um paradigma de controle formal, mas sim pela ênfase na busca por resultados e na autonomia dos colaboradores.
Questão: 599225
Ano: 2015
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: TJ-DFT
Prova: CESPE - 2015 - TJ-DFT - Analista Judiciário - Psicologia
No que se refere à gestão de pessoas no setor público, julgue o item a seguir. No modelo estratégico de gestão de pessoas, as organizações são compreendidas como um processo de construção social que ocorre por meio da influência de grupos diversos, de forma que a negociação e a resolução de conflitos assumem posição central na atuação da área.
1- INSTRUMENTAL: Ênfase no resultado e na dimensão técnica – utilização de práticas como descrição de cargos , recrutamento , seleção , qualificação , avaliação de desempenho.
2- POLÍTICO: Ênfase na solução negociada de conflitos, por meio da participação – definição de políticas e práticas de gestão de pessoas contingenciais e mutáveis
3 – ESTRATÉGICO: Ênfase no alinhamento entre objetivos organizacionais e políticas e práticas de gestão de pessoas – A atuação da area de gestão de pessoas é ampla, envolvendo todos os processos organizacionais.
Questão: 982205
Ano: 2019
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: PGE-PE
Prova: CESPE - 2019 - PGE-PE - Analista Administrativo de Procuradoria - Recursos Humanos |
A respeito de gestão por competências e das tendências na gestão de pessoas no setor público, julgue o item a seguir. Mapear competências implica tanto identificar estratégias de captação dessas competências quanto desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes nas organizações.
O MAPEAMENTO COMPARA: competências disponíveis x competências necessárias.
Feito essa comparação, temos o GAP (lacunas).
OBS: segundo o modelo de Brandão e Guimarães (2001), a captação das competências e o desenvolvimento delas ocorre depois do mapeamento.