Questão: 543664
Ano: 2015
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: TCU
Prova: CESPE - 2015 - TCU - Técnico Federal de Controle Externo - Conhecimentos Específicos
Acerca das tendências na gestão de pessoas e na gestão de desempenho, julgue o item subsequente. A capacidade de influenciar o comportamento dos indivíduos é a ideia central que sustenta um programa de avaliação de desempenho.
A avaliação de desempenho proporciona para a instituição um
julgamento sistemático para promover pessoas, comunicar como está indo o
trabalho, e sugerir mudanças nas atitudes, nas habilidades e nos
comportamentos dos indivíduos. Subsidia a política de gestão de pessoas e
promove a melhoria dos serviços públicos. Dá apoio ao processo de
revisão de planejamento estratégico, alinha os esforços individuais com
os esforços da organização, e identifica a necessidade de adequação
funcional dos servidores. Há benefícios também para o servidor. O
avaliado, conhecendo quais são os seus méritos e deméritos, trabalhará
com maior segurança, prevendo suas possibilidades de carreira dentro da
organização. Este terá consciência do processo e conhecimento das
informações relevantes e significativas de seu desempenho.
Questão: 928329
Ano: 2018
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: IPHAN
Prova: CESPE - 2018 - IPHAN - Analista I - Área 5 |
No que se refere à gestão de desempenho nas organizações, julgue o item seguinte. A gestão de desempenho estabelece métodos e procedimentos para a aferição do nível de desempenho das pessoas nas organizações.
” Um conceito mais amplo que o de avaliação de desempenho é o de gestão do desempenho, que se apresenta atualmente como o modelo mais completo para o acompanhamento do desempenho dos colaboradores, por abranger o planejamento, acompanhamento e avaliação do desempenho, com o intuito de melhorar o trabalho, objetivando estimular o alcance de metas organizacionais e a promoção do desenvolvimento dos recursos humanos.”
Andreia Ribas (2003)
Questão: 1865837
Ano: 2021
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: AL-CE
Prova: CESPE / CEBRASPE - 2021 - AL-CE - Analista Legislativo - Administração |
A gestão de desempenho
A gestão de desempenho é uma estratégia que tem foco nas tarefas e no que os colaboradores executam, como eles se comportam durante a execução dessas atividades, e os resultados gerados a partir delas, a fim de criar um ambiente de trabalho onde todos podem desenvolver suas habilidades, de forma plena e satisfatória.
A gestão de desempenho se configura como um processo, onde cada atividade é uma oportunidade de avanço. Assim, as capacidades desse gerenciamento vão muito além de avaliações periódicas pontuais, pois a análise é feita no dia-a-dia, dando um maior controle ao gestor e uma visão precisa do desempenho que cada colaborador apresenta.
Os fundamentos da gestão de desempenho se encontram nas seguintes características: avaliação, monitoramento, controle, planejamento e melhoria. Sendo uma ótimaforma de saber como mensurar a produtividade do colaborador e também de aumentá-la, visando reter talentos na organização.
Para tanto, a gestão de desempenho em empresas se propõe a formar um elo entre a performance individual e em grupo, seus resultados e uma gratificação por eles, gerando mais satisfação e motivação ao colaborador.