Questão: 11823
Ano: 2005
Banca:
Órgão:
Prova:
A Elétrica AK atua basicamente com a venda de materiais elétricos e hidráulicos e vende também alguns produtos básicos para reforma. Possui em seu quadro de empregados cinco vendedores, um caixa, um motorista freelancer - João -, um estoquista e uma gerente geral - Marisa. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, relativos ao comportamento organizacional. I Considere que João, apesar de gostar do que faz, de ver reconhecida sua competência pelos outros e de ganhar, em média, cerca de 50% a mais que um motorista exclusivo da empresa, com carteira assinada, está insatisfeito com a sua situação em relação à empresa. Nessa situação, é correto afirmar que João não está motivado, segundo a hierarquia das necessidades de Maslow, pois sua necessidade básica de segurança não está sendo atendida. II Supondo que Marisa tem atuado de forma controladora na Elétrica AK, que toma as decisões de forma meticulosa, que possui muita competência na atividade de gestão da empresa e que é uma excelente orientadora para os empregados da empresa, é correto afirmar, portanto, que Marisa é uma líder do tipo autocrática. III Admitindo que Carlos, estoquista da Elétrica AK, trabalha em um local um pouco abafado, situado à margem da principal rodovia de acesso à cidade, e que lida diariamente com poeira oriunda do trânsito de carros e dos produtos estocados, como gesso, cimento, argamassa etc., mas gosta muito de trabalhar na Elétrica AK, então, segundo a teoria de Herzberg (Teoria dos dois fatores - higiênicos e motivacionais), é correto afirmar que, se o depósito em que Carlos trabalha for reestruturado de modo a tornar-se mais ventilado, com menos barulho e quantidade menor de poeira, Carlos estará certamente mais motivado. IV Sabendo que Domingues é o mais antigo e experiente vendedor da Elétrica AK e que é normalmente referência para os outros vendedores, é correto concluir que Domingues possui uma liderança baseada na sua autoridade formal em relação aos outros vendedores. V Assuma que Natália é empregada da referida empresa há mais de 10 anos. Quando iniciou as suas atividades no caixa, ela estava terminando o ensino médio. Atualmente, é formada em administração, com habilitação em logística de distribuição. Natália continua com um desempenho muito bom nas atividades de caixa. Nessa situação, é correto concluir que suas atuais habilidades e o trabalho estão em sintonia, pois o seu desempenho no caixa continua bom, o que significa que a Elétrica AK não corre o risco de Natália tornar-se insatisfeita. Estão certos apenas os itens
Item I:
De acordo com a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, as necessidades humanas são estruturadas em uma pirâmide, que começa nas necessidades fisiológicas mais básicas e vai até a autorrealização. João, que atua como motorista freelancer, está insatisfeito com sua situação na empresa porque sua necessidade de segurança não está sendo atendida, apesar de gostar do trabalho e de ter uma boa remuneração. A estabilidade no emprego é essencial, e a condição de freelancer não supre essa necessidade. Assim, João não se sente completamente motivado. Este item está correto.
Item II:
Marisa é apresentada como uma gerente que toma decisões de maneira controladora e detalhista, características típicas de uma líder autocrática. Esse estilo de liderança autocrático se caracteriza pela centralização das decisões e um controle rigoroso sobre os subordinados. Portanto, é correto afirmar que Marisa tem um perfil de liderança autocrática. Este item está correto.
Questão: 178115
Ano: 2004
Banca:
Órgão:
Prova:
Considerando a dinâmica das organizações, julgue o seguinte item. A teoria da expectativa auxilia, significativamente, na explicação da motivação ao separar os diversos eventos no trabalho, como o reconhecimento e o salário, em dois grupos: fatores de higiene e fatores motivacionais. Essa teoria fornece ao gerente parâmetros para que ele detecte quais eventos podem gerar ou não insatisfação e motivação, atendendo, dessa forma, às expectativas de seus subordinados.
A questão menciona que a Teoria da Expectativa classifica aspectos como reconhecimento e salário em fatores de higiene e motivacionais, o que é um erro. Essa divisão é feita pela Teoria dos Dois Fatores de Herzberg. A Teoria da Expectativa, por sua vez, não organiza eventos dessa forma; ela foca na relação entre esforço, desempenho e recompensas.
Questão: 101599
Ano: 2010
Banca: CESPE / CEBRASPE
Órgão: DETRAN-ES
Prova: CESPE - 2010 - DETRAN-ES - Administrador
Uma das teorias comportamentais da administração, denominada teoria X e Y, contrapõe fatores higiênicos a fatores motivacionais na abordagem da visão clássica da natureza humana.
A Teoria X e Y de McGregor e a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg não são contraditórias; elas possuem enfoques diferentes.