Questão: 489552

     Ano: 2015

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Julgue o item a seguir, relativo à evolução da administração pública. O modelo de governo empreendedor se aproxima do modelo tradicional burocrático quando aquele pretende controlar a economia, possuir empresas e, ao mesmo tempo, estimular a ação e a parceria da sociedade.

489552 B

A questão em análise nos leva a refletir sobre as características do empreendedorismo governamental.

Nesse contexto, podemos aplicar os princípios que orientam essa postura do Estado para resolver a questão. Segundo Paludo (2013), com base em Osborne e Gaebler (1994), os princípios que fundamentam a atuação empreendedora da Administração Pública incluem: governo catalizador, competitivo, orientado por missões, focado em resultados, empreendedor, descentralizado e voltado para o mercado.

Por outro lado, o modelo burocrático é marcado pela profissionalização, pela ideia de carreira, pela hierarquia funcional, pela impessoalidade e pelo formalismo, caracterizando um poder racional-legal. Nesse modelo, os controles administrativos são implementados com o objetivo de prevenir corrupção e nepotismo, adotando uma abordagem de desconfiança prévia em relação tanto aos administradores públicos quanto aos cidadãos que buscam atendimento. Por essa razão, são necessários controles rigorosos em processos como a admissão de pessoal, nas compras e no atendimento às demandas.

Diante do exposto, podemos concluir que o modelo de governo empreendedor não se assemelha ao modelo burocrático. Portanto, a questão em análise está errada.

Questão: 31516

     Ano: 2010

Banca: CESPE / CEBRASPE

Órgão: TRE-BA

Prova:    CESPE - 2010 - TRE-BA - Analista Judiciário - Área Administrativa

A respeito do empreendedorismo governamental e das novas
lideranças no setor público, julgue os itens que se seguem.
A construção de uma área de lazer destinada à promoção de atividades turísticas e culturais por meio de parcerias com empresas privadas é um exemplo de empreendedorismo governamental, pois promove a integração entre o governo e determinado grupo social.

31516 A

A ideia de um “governo empreendedor” está relacionada à capacidade do governo de gerar receitas além das tradicionais fontes tributárias, buscando oportunidades para investimentos lucrativos ou parcerias que possam trazer retorno financeiro para o setor público. Isso contrasta com a abordagem mais tradicional, em que o governo se concentra principalmente em incorrer em gastos para fornecer serviços públicos. O governo empreendedor adota uma abordagem mais voltada para estimular a ação e a parceria da sociedade.

× Suporte