Questão: 90298
Ano: 2011
Banca:
Órgão:
Prova:
Julgue os itens subsecutivos, a respeito de COBIT e PMBOK. A gerência de riscos envolve tanto a análise qualitativa do risco, que visa priorizar o risco, quanto a análise quantitativa, que visa analisar o efeito do risco. Ambas as análises são contempladas nos processos do PMBOK. O COBIT também considera a gerência de riscos, especificamente no processo Avaliar o Risco e Gerenciar o Risco do domínio Planejar e Organizar; no COBIT, a gerência de riscos é, ainda, um dos pilares fundamentais da governança de TI.
A alternativa correta é Certo.
Vamos entender o motivo por trás dessa escolha. A questão aborda dois frameworks amplamente utilizados na gestão de projetos e governança de TI: PMBOK (Project Management Body of Knowledge) e COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies).
PMBOK
O PMBOK é um guia que fornece as melhores práticas para o gerenciamento de projetos, dividido em processos e áreas de conhecimento. Uma dessas áreas é a Gerência de Riscos, que é fundamental para identificar, analisar e responder aos riscos que podem afetar o projeto.
No PMBOK, a gerência de riscos envolve dois tipos principais de análise:
Análise Qualitativa de Riscos: Prioriza os riscos com base na probabilidade de ocorrência e impacto, classificando-os para determinar quais merecem mais atenção.
Análise Quantitativa de Riscos: Avalia numericamente o efeito dos riscos, utilizando técnicas estatísticas para entender melhor o impacto potencial dos riscos mais significativos.
Ambas as análises são processos contemplados no PMBOK, confirmando a primeira parte da afirmação na questão.
COBIT
O COBIT, por sua vez, é um framework de governança e gerenciamento de TI que fornece um modelo para alinhar a TI aos objetivos de negócio. No COBIT, a gerência de riscos é tratada no processo de Avaliar o Risco e Gerenciar o Risco, que faz parte do domínio Planejar e Organizar. A gerência de riscos é um dos pilares fundamentais da governança de TI no COBIT, ajudando a assegurar que os riscos relacionados à TI sejam geridos de maneira eficaz.
Conclusão
Portanto, a questão está correta ao afirmar que tanto o PMBOK quanto o COBIT consideram a gerência de riscos de formas bem definidas e específicas.
Com isso, a alternativa C – certo está bem justificada. Se houvesse alternativas incorretas, poderíamos analisar e desmistificar o porquê de cada uma delas ser errada, mas, neste caso específico, a correta é autoexplicativa.
Questão: 90301
Ano: 2011
Banca:
Órgão:
Prova:
Julgue os itens subsecutivos, a respeito de COBIT e PMBOK. A definição de controle é diferente no COBIT e no PMBOK. No COBIT, os resultados a serem atingidos e implementados são definidos com base nos objetivos, por meio de práticas de controle. No PMBOK, há um grupo de monitoramento de controle que mede o desempenho do projeto, do qual fazem parte, entre outros processos, o de Identificação de Riscos e o de Controle de Cronograma.
A alternativa está errada pelo fato de que o processo “Identificação de
Riscos” está no grupo de processos de planejamento e não no grupo de
processos de monitoramento e controle, como afirma a questão.”
Questão: 90304
Ano: 2011
Banca:
Órgão:
Prova:
Julgue os itens subsecutivos, a respeito de COBIT e PMBOK. Os processos Planejamento das Comunicações do PMBOK e PO2 – Definir Arquitetura da Informação do COBIT têm os mesmos objetivos.
Vamos entender por que a alternativa correta é Errado.
Diferenças entre PMBOK e COBIT
Primeiramente, é importante destacar que o PMBOK (Project Management Body of Knowledge) e o COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies) são dois frameworks que tratam de áreas distintas na gestão de projetos e na governança de TI, respectivamente.
Planejamento das Comunicações (PMBOK)
No PMBOK, o processo de Planejamento das Comunicações tem como objetivo principal definir as necessidades de comunicação dos stakeholders e determinar como essas comunicações serão geridas e monitoradas ao longo do projeto. Ele envolve a criação de um plano de comunicações que:
Delineia as informações que serão compartilhadas.
Identifica os destinatários das comunicações.
Define as responsabilidades de comunicação.
Especifica os métodos de entrega e o cronograma para a disseminação das informações.
PO2 – Definir Arquitetura da Informação (COBIT)
Por outro lado, no COBIT, o processo PO2 – Definir Arquitetura da Informação é voltado para delinear a arquitetura de informação da organização. Esse processo envolve:
Definição de um framework para a governança de TI.
Garantia da integridade e segurança das informações.
Alinhamento dos recursos tecnológicos com as necessidades de negócios.
Esse processo é fundamental para assegurar que a informação seja uma base sólida para as operações corporativas e que esteja disponível e protegida adequadamente.
Conclusão
Os objetivos dos processos mencionados são bastante distintos:
Planejamento das Comunicações (PMBOK): Focado em como a informação será comunicada entre os stakeholders do projeto.
PO2 – Definir Arquitetura da Informação (COBIT): Voltado para a estruturação e governança das informações dentro da organização.
Portanto, ao afirmar que os processos Planejamento das Comunicações do PMBOK e PO2 – Definir Arquitetura da Informação do COBIT possuem os mesmos objetivos, a alternativa está Errada, pois eles têm propósitos e enfoques diferentes dentro de seus respectivos frameworks.