Questão: 560998

     Ano: 2015

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com relação aos indicadores de desempenho, julgue o item subsequente. A subjetividade dos indicadores sociais restringe sua utilização a sistemas abrangentes de acompanhamento de transformações sociais, o que torna sua utilização inconsistente com metodologias de avaliação como o Balanced Scorecard , que requer indicadores mais objetivos.

560998 B

Indicadores sociais são métricas, muitas vezes estatísticas, utilizadas para quantificar conceitos sociais abstratos e fornecer informações sobre aspectos específicos da realidade social, com o objetivo de pesquisa ou para a formulação, acompanhamento e avaliação de programas e políticas públicas. Esses indicadores são objetivos e não se baseiam em subjetividades.

Por outro lado, o Balanced Scorecard (BSC) foi desenvolvido para superar a tendência das empresas de se concentrarem apenas no passado ao avaliar indicadores. Segundo Kaplan e Norton (1997), o BSC transforma a visão e a estratégia das organizações em um conjunto abrangente de métricas de desempenho, que serve como a base para um sistema de medição e gestão estratégica.

Questão: 263232

     Ano: 2011

Banca: 

Órgão: 

Prova:    

Com relação a gestão de pessoas, julgue os itens a seguir. O excesso de queixas no atendimento ao cliente é indicador, a priori , da necessidade de treinamento na organização.

263232 B

Ao discutir a importância do treinamento, a questão nos leva a considerar as fases desse processo, que, conforme Chiavenato (2020), compreende quatro etapas: diagnóstico, planejamento, execução e avaliação.

De forma resumida, essas etapas são definidas da seguinte maneira:

– Diagnóstico: Esta fase envolve a elaboração do Levantamento da Necessidade de Treinamento (LNT), onde é realizada uma análise abrangente da organização para identificar lacunas nas competências que precisam ser supridas.

– Planejamento: Aqui, determina-se o tipo de treinamento, a duração, o instrutor, o público-alvo e a metodologia a ser utilizada.

– Execução: Refere-se à implementação do treinamento conforme o planejamento estabelecido.

– Avaliação: Nesta etapa, verifica-se se as metas e objetivos definidos no planejamento foram atingidos, além de avaliar o progresso dos participantes e a aceitação do treinamento.

Dessa forma, podemos abordar a questão em si. O Levantamento da Necessidade de Treinamento utiliza diversas ferramentas para sua elaboração, incluindo avaliação de desempenho, questionários, entrevistas com gestores, avaliações de funcionários, análise de cargos e relatórios de gestão, entre outros. O ponto em análise menciona “excesso de queixas no atendimento ao cliente” como um indicador que sugere a necessidade de treinamento. Entretanto, esse indicador pode indicar, a priori, um problema na forma como a organização atende seus clientes, e não necessariamente a urgência de um treinamento para os atendentes. É possível que uma mudança de postura ou uma reorganização da estrutura da empresa resolva a questão. Portanto, a princípio, o excesso de queixas não implica que seja necessário um treinamento para os funcionários que lidam com o atendimento ao público. Assim, a questão apresenta um erro.

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