Questão: 1894893
Ano: 2022
Banca:
Órgão:
Prova:
Considerando a trajetória da administração pública brasileira, julgue o item a seguir. A administração governamental empreendedora, que se inseria no escopo de ações da reforma gerencial de 1995, visava estabelecer dinâmicas concorrenciais em organizações governamentais e, também, junto a organizações privadas do mercado.
A questão em análise nos leva a refletir sobre as características do empreendedorismo governamental, desenvolvida com base nos estudos dos americanos David Osborne e Ted Gaebler, especialmente em sua obra *Reinventando o Governo* (1994). Este trabalho se tornou um marco na administração pública dos Estados Unidos e promoveu uma cultura de excelência nos serviços públicos.
Com isso, a Reforma da Administração Pública brasileira, ocorrida em meados dos anos 90, foi amplamente influenciada por essa nova cultura de gestão, incentivando a transição de um modelo burocrático para um modelo gerencial. De acordo com Paludo, 2013 (apud Osborne e Gaebler, 1994), os princípios que orientam esse empreendedorismo na Administração Pública incluem: – Governo Competitivo – promotor da competição na prestação de serviços com a finalidade de aumentar a eficiência; Governo Orientado para o Mercado – governo introdutor de mudanças através do mercado. FONTE: PALUDO, Augustinho. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
Questão: 1894896
Ano: 2022
Banca:
Órgão:
Prova:
Considerando a trajetória da administração pública brasileira, julgue o item a seguir. A reforma gerencial de 1995 buscou estabelecer parâmetros de eficiência nas organizações públicas, já que as disfunções burocráticas já se encontravam superadas à época.
A questão em análise está incorreta, pois as disfunções da burocracia começaram a ser corrigidas com a introdução do novo modelo gerencial de administração. Além disso, essas disfunções persistem até hoje, e muitos dos problemas burocráticos ainda não foram completamente superados.
Questão: 982132
Ano: 2019
Banca:
Órgão:
Prova:
Acerca da evolução da administração pública no Brasil, julgue o item a seguir. A reforma gerencial da administração pública iniciada em 1995 definiu que os sistemas de controle deveriam se concentrar em resultados.
Anteriormente, a administração burocrática era centrada nos processos, com um controle rigoroso sobre os procedimentos. Essa abordagem resultou em diversas disfunções, como a lentidão na comunicação, a formalização excessiva, a rigidez e a falta de inovação. A reforma gerencial da administração pública, que teve início em 1995, estabeleceu que os sistemas de controle deveriam se focar nos resultados. Isso marcou o início de uma nova configuração administrativa: a gerencial. Esse modelo prioriza os resultados e adota um controle posterior, visando tornar a gestão mais eficiente.