Questão: 2447371
Ano: 2024
Banca:
Órgão:
Prova:
Com relação aos sistemas de governança de uma organização, assinale a opção correta.
Importante esclarecer que COBIT, sigla para *Control Objectives for Information and related Technology* (em português, Objetivos de Controle para Informação e Tecnologia Relacionada), é um conjunto de melhores práticas voltadas para a governança de TI.
Por meio do COBIT, é possível assegurar que os processos de TI estejam em sintonia com a estratégia empresarial, agregando valor à organização e aprimorando a qualidade dos serviços tecnológicos. Assim, a alternativa D está correta, pois, de fato, modelos de melhores práticas como o COBIT exigem que cada organização personalize e desenvolva sua própria arquitetura de processos de TI. Isso é necessário para garantir que os processos estejam alinhados com os objetivos estratégicos e as necessidades específicas da organização. Embora o COBIT ofereça um conjunto estruturado de diretrizes e práticas, cabe à organização ajustar esses processos para atender adequadamente ao seu contexto e às suas particularidades.
Questão: 911286
Ano: 2018
Banca:
Órgão:
Prova:
Com relação à governança no setor público, julgue o item a seguir. A gestão tática é responsável pela execução de processos produtivos finalísticos e de apoio.
De acordo com o Referencial Básico de Governança aplicável a Órgãos e Entidades da Administração Pública, existem estruturas que promovem uma boa governança organizacional, incluindo a administração executiva, a gestão tática e a gestão operacional.
A gestão tática é encarregada de coordenar a gestão operacional em áreas específicas. Já a gestão operacional é responsável pela execução dos processos produtivos, tanto finalísticos quanto de apoio. Portanto, o item mencionado trocou as funções da gestão tática com as da operacional.
Questão: 334058
Ano: 2013
Banca:
Órgão:
Prova:
Julgue o item seguinte, a respeito das organizações e da governança corporativa. O modelo anglo- saxão de governança corporativa, vinculado ao modelo limite de propriedade dispersa, caracteriza- se pela existência de conselhos de administração atuantes e com foco em direitos, bem como em uma governança corporativa estabelecida.
A questão trata do tema da governança corporativa, com foco no modelo anglo-saxão, que é amplamente adotado no cenário global. Esse modelo é caracterizado pela dispersão da propriedade acionária, ou seja, as empresas possuem muitos acionistas, e geralmente nenhum deles detém uma participação majoritária no capital da empresa.
Esse sistema promove uma distinção entre propriedade e controle, onde os acionistas (proprietários) delegam a gestão da empresa aos administradores (conselho de administração e equipe executiva). Por essa razão, a questão destaca a presença de conselhos de administração ativos, que desempenham um papel crucial na supervisão e no direcionamento estratégico da organização.
Questão: 93534
Ano: 2010
Banca:
Órgão:
Prova:
Com relação à abordagem sistêmica das organizações, julgue os itens de 47 a 56. Todas as informações que influem nos processos decisórios das organizações devem ser de conhecimento exclusivo da governança corporativa.
A abordagem sistêmica propõe que a tomada de decisões eficaz requer um fluxo de informações que vai além dos limites da governança corporativa, abrangendo os vários elementos e subsistemas que formam a estrutura organizacional e interagem com o sistema maior, que inclui a sociedade e o mercado.
Questão: 334056
Ano: 2013
Banca:
Órgão:
Prova:
Julgue o item seguinte, a respeito das organizações e da governança corporativa. A equidade é um dos princípios básicos de governança corporativa para atingir boas práticas. Essa governança é realizada com o objetivo de preservar e otimizar o valor da organização, contribuindo com sua longevidade.
A afirmativa está correta, pois reconhece a relevância da equidade como um dos princípios fundamentais da governança corporativa, destacando suas implicações positivas para a valorização e continuidade da empresa.